Ciro’s declaration about councilman provokes debate on political alliances
Ciro foi citado mais de 75 mil vezes no Twitter na última terça, dia 19
Updated 2 de July, 2018 at 4:31 pm
Em uma semana de oscilações quanto ao destaque individual de pré-candidatos à Presidência no debate político, Ciro Gomes novamente obteve repercussão superior à dos demais — desta vez, por ter chamado o vereador de São Paulo Fernando Holiday (DEM-SP) de “capitãozinho do mato”. Ao longo do último fim de semana, Ciro apresentou baixo volume de menções (média diária inferior a 6 mil tuítes por dia), semelhante ao de Marina Silva e Geraldo Alckmin, mas, entre segunda (18) e terça (19), foi citado mais de 75 mil vezes no Twitter, associado a discussões sobre preconceito e sobre seu histórico de declarações impactantes durante campanhas eleitorais.
>> Confira a íntegra do DAPP Report – A semana nas redes
Ciro foi bastante mencionado por influenciadores e grupos à direita com acusações de racismo. Os perfis ironizam o fato de que, enquanto a esquerda ativamente critica comportamentos identificados como racistas, machistas e homofóbicos quando partem de atores da direita, não faz o mesmo quando se trata de um nome de centro ou de esquerda.
Como o DEM aparece como uma das legendas que discutem apoio ao PDT, a fala de Ciro sobre Holiday, que é do DEM, engajou postagens em diferentes grupos e posições políticas sobre o impacto (negativo/positivo) na construção das alianças eleitorais.