Temer´s tweet on creating jobs triggers criticism to the president
Presidente fez o anúncio como sendo um aspecto positivo e resultado da recuperação da economia
Updated 2 de July, 2018 at 4:25 pm
A publicação do presidente Michel Temer no Twitter nesta quarta-feira (20) em que antecipa dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi amplamente criticada nas redes sociais.
Temer anunciou o resultado da criação de vagas de emprego formal para o mês de maio como sendo um aspecto positivo e decorrente da recuperação da economia. No entanto, os dados sofreram queda em relação a maio do ano passado e, além disso, foi o pior resultado do emprego formal para 2018. O debate crítico desencadeado pela publicação contribuiu para manter o desemprego como o tema mais debatido dentro das discussões econômicas.
Já impostos, segundo tema com maior volume de menções, apresentou um debate disperso. No entanto, é possível observar que dois assuntos tiveram especial destaque: o recorde de retiradas do abono do PIS/Pasep ocorrido no primeiro dia de saques; e a restituição do lote do imposto de renda, que ainda continuou repercutindo nesta semana.
Em inflação, a divulgação de dados do IPCA-15 para o mês de junho, ocorrida nesta quinta, vem recebendo destaques nas discussões. O índice IPCA-15 é considerado uma prévia da inflação e, segundo o IBGE, o indicador apresentou a maior variação para o mês de maio desde 1995. A alta ocorreu devido ao aumento do preço dos alimentos e combustíveis durante a paralisação dos caminhoneiros, e também pelo setor de habitação e de transportes.